Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Graduação > Saneamento Ambiental
Início do conteúdo da página

Saneamento Ambiental

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 19h58 | Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2023, 09h32 | Acessos: 6515

 

Objetivo: o curso de tecnologia em Saneamento Ambiental visa formar profissionais aptos ao planejamento, gestão e operação de sistemas de saneamento ambiental voltados à melhoria da qualidade de vida e preservação da natureza e seus recursos naturais. Assim, o aluno egresso do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental deve ser capaz de realizar diagnósticos e avaliações dos recursos naturais e propor tecnologias e programas de educação ambiental visando preservá-los. Além dos aspectos específicos do curso, outra dimensão abordada é a formação de profissionais críticos, comprometidos eticamente com a garantia da dignidade humana e do desenvolvimento sustentável da sociedade.  

Mercado de Trabalho: o Tecnólogo em Saneamento Ambiental poderá atuar, respeitadas as atribuições de cada modalidade, nas seguintes atividades profissionais: vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão; elaboração de orçamento; padronização, mensuração e controle de qualidade; execução e fiscalização de obra e serviço técnico; produção técnica e especializada; condução de trabalho técnico; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; execução de instalação, montagem e reparo; instalação, operação e manutenção de equipamentos; execução de desenho técnico.

Poderá atuar na área de controle de poluição ambiental, nas empresas públicas e privadas, órgãos governamentais de controle de poluição, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais. Desenvolverá projetos, implantação, operação e monitoramento de equipamentos e sistemas de controle de poluentes (ar, água, solo, resíduos sólidos, ruídos e vibração). Igualmente, atuará no planejamento e coordenação de monitoramentos de qualidade ambiental, atividades de laboratório, ensino e pesquisa na área de poluição ambiental.

No saneamento básico, poderá atuar na supervisão da construção urbana ou rural de sistemas de saneamento básico, nas áreas de água para abastecimento público e industrial, drenagem de águas pluviais, instalações prediais de água, esgoto, águas pluviais e proteção contra incêndio, prestação de serviços junto as Estações de Tratamento de Água, Estações de Tratamento de Esgotos, laboratórios de monitoramento de qualidade de água e esgoto, execução de programas governamentais de saneamento básico, além de atuação no ensino e pesquisa.

Requisitos para o ingresso no curso:  conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.

Condições para a conclusão do curso: cursar, com aprovação, as disciplinas de seis semestres (3 anos), realizar o estágio curricular supervisionado e, caso exigido e cumprir as atividades complementares.  

Duração do curso: 3 anos  

Turno: noturno  

Carga Horária: 2.240 horas  

Coordenação: Prof. Lucas Peres Angelini - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Documentos: 

Portaria de reconhecimento do curso

Projeto Pedagógico

Matriz Curricular 2018

Matriz Curricular 2016

Matriz Curricular 2013

Ementas 2018

Ementas 

 

Fim do conteúdo da página