Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Graduação > Licenciatura em Química
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Química

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 19h59 | Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2023, 09h29 | Acessos: 9513

 

Objetivo: o curso de licenciatura em Química visa formar profissionais aptos a atuarem no Ensino Fundamental, Médio e Superior desenvolvendo a capacidade de utilizar, de forma responsável, o conhecimento técnico e pedagógico adquirido e suas implicações no meio ambiente. O curso proporciona uma formação generalista e interdisciplinar, fundamentada em sólidos conhecimentos de Química, suficientes para se atuar na solução de problemas, na inovação científica e tecnológica, na transferência de tecnologias, seja no trabalho de investigação científica, na produção/controle de qualidade, seja no trabalho em pesquisa ou no ensino de Química, além de várias outras áreas como: direção, supervisão, coordenação de área técnica em Química em diversas indústrias, realização de vistorias, perícias, emissão de pareceres, laudos, atestados e, ainda, análises químicas de origem físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal.

Áreas de atuação:  O licenciado em Química pode atuar como professor do ensino básico, além de exercer outras atividades na área de educação. Dependendo de especializações que fizer após a graduação, o profissional pode atuar ainda em laboratórios e indústrias.

Perfil do profissional: O egresso do curso de Química será preparado para: Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem; Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade; Trabalhar em laboratório e usar a experimentação em Química como recurso didático; Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo; Disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade;
Atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes; organizar e usar laboratórios de Química; escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química; analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino. Além disso, o profissional deve exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério; Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania;
Desempenhar outras atividades na sociedade, para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja importante fator.

Requisitos para o ingresso no curso:  conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.

Duração: 4 anos

Turno: noturno

Carga Horária: 2.990 horas

Coordenação: Prof. Celso Martins Belisário -  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Documentos: 

Portaria de reconhecimento do curso

Projeto Pedagógico

Matriz Curricular 2018

Matriz Curricular 2010

Ementas 2018

Ementas 2010

Lista de docentes

 

Fim do conteúdo da página