A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Graduação > Engenharia Ambiental
Início do conteúdo da página

Engenharia Ambiental

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 20h20 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 17h59 | Acessos: 2507

 

Objetivo: o curso de bacharelado em Engenharia Ambiental visa formar engenheiros ambientais que  sejam profissionais cidadãos, com sólida formação técnica e científica comprometidos com as demandas da sociedade com vistas às políticas de desenvolvimento local, regional e nacional, com base em conhecimentos das ciências básicas, ciências ambientais e tecnologia de controle ambiental, visando o desenvolvimento sustentável.

O projeto do curso aborda: I) os conhecimentos das ciências básicas, entendidas como ferramentas essenciais para o entendimento e a aplicação da ciência e tecnologia de controle ambiental, dentro de um caráter multidisciplinar; II) os conhecimentos das ciências ambientais, permitindo um profundo entendimento da estrutura e do comportamento dos componentes do meio ambiente (água, solo e ar), que possibilitem a avaliação, diagnóstico e modelagem do meio; III) os conhecimentos da tecnologia de controle ambiental, permitindo a realização de estudos e projetos de equipamentos, instalações e sistemas de controle da poluição da água, do solo e do ar e de implementação de infraestrutura sanitária.

Perfil do profissional: 

Perfil Básico: formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitada a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.

Perfil Específico: compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Engenharia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento socioambiental e econômico; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas e suas aplicações em busca do desenvolvimento sustentável.

Requisitos para o ingresso no curso:  conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.

Condições para a conclusão do curso: cursar, com aprovação, as disciplinas de dez semestres (5 anos), realizar o estágio curricular supervisionado, cumprir as atividades complementares e construir e defender o trabalho de curso.

Tipo: Bacharelado

Duração: 5 anos

Turno: diurno

Carga Horária: 4.240 horas

Entrada/Matutino: anos ímpares

Entrada/Vespertino: anos pares

Coordenação: Prof. Edio Damasio Silva Júnior (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Portaria de reconhecimento do curso

Projeto Pedagógico

Matriz Curricular 2018

Matriz Curricular 2011

Ementas 2018

Ementas

Equivalência de Disciplinas entre Matrizes Curriculares

Fim do conteúdo da página