Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Graduação > Engenharia Ambiental
Início do conteúdo da página

Engenharia Ambiental

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 20h20 | Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 17h32 | Acessos: 13727

 

Objetivo: o curso de bacharelado em Engenharia Ambiental visa formar engenheiros ambientais que  sejam profissionais cidadãos, com sólida formação técnica e científica comprometidos com as demandas da sociedade com vistas às políticas de desenvolvimento local, regional e nacional, com base em conhecimentos das ciências básicas, ciências ambientais e tecnologia de controle ambiental, visando o desenvolvimento sustentável.

O projeto do curso aborda: I) os conhecimentos das ciências básicas, entendidas como ferramentas essenciais para o entendimento e a aplicação da ciência e tecnologia de controle ambiental, dentro de um caráter multidisciplinar; II) os conhecimentos das ciências ambientais, permitindo um profundo entendimento da estrutura e do comportamento dos componentes do meio ambiente (água, solo e ar), que possibilitem a avaliação, diagnóstico e modelagem do meio; III) os conhecimentos da tecnologia de controle ambiental, permitindo a realização de estudos e projetos de equipamentos, instalações e sistemas de controle da poluição da água, do solo e do ar e de implementação de infraestrutura sanitária.

Perfil do profissional: 

Perfil Básico: formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitada a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.

Perfil Específico: compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Engenharia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento socioambiental e econômico; domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas e suas aplicações em busca do desenvolvimento sustentável.

Requisitos para o ingresso no curso:  conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.

Condições para a conclusão do curso: cursar, com aprovação, as disciplinas de dez semestres (5 anos), realizar o estágio curricular supervisionado, cumprir as atividades complementares e construir e defender o trabalho de curso.

Tipo: Bacharelado

Duração: 5 anos

Turno: diurno

Carga Horária: 4.240 horas

Entrada/Matutino: anos ímpares

Entrada/Vespertino: anos pares

Coordenação: Prof. Lucas Peres Angelini - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

DOCUMENTOS 

Portaria de reconhecimento do curso

Projeto Pedagógico 2023

Ementas 2023

Matriz Curricular 2023

 

Documentos anteriores

Projeto Pedagógico

Matriz Curricular 2018

Matriz Curricular 2011

Ementas 2018

Ementas

Matriz Curricular 2023

 

Fim do conteúdo da página