A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página

Agronomia

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 20h27 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 17h54 | Acessos: 4188

 

Objetivo: o curso de bacharelado em Agronomia objetiva formar profissionais capazes de atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas que compõem os sistemas de produção, embasados em sólido conhecimento técnico-científico. Para tanto, as atividades do curso devem resultar de um processo integrado de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, capaz de dotar os discentes de discernimento e habilidades para pesquisar, propor, gerenciar e conduzir tecnicamente mudanças, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio ambiental. Sendo assim, o agrônomo busca orientar e administrar a utilização e otimização dos diversos fatores que compõem os sistemas de produção em consonância com os preceitos do desenvolvimento sustentável, além do planejamento e a aplicação de técnicas, métodos e os processos necessários à proteção ambiental em consonância com os interesses econômicos e sociais, visando a sustentabilidade do sistema de produção.

Áreas de atuação: o profissional pode atuar em atividades de consultoria técnica, de fiscalização e de perícia, administrativas e financeiras na área rural, de ensino, de pesquisa e desenvolvimento. De forma geral, o mercado de trabalho para o agrônomo no Brasil é promissor em termos de oportunidades de emprego e crescimento profissional. O país é um dos maiores fornecedores mundiais de commodities e matérias-primas agrícolas e, por isso, há boas oportunidades para o profissional em órgãos públicos, empresas e indústrias de insumos, propriedades rurais e na área de meio ambiente.

Perfil do profissional: o profissional egresso do Curso de Agronomia deverá:

- ter sólida formação científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver tecnologias que lhe permitirão atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;

- ter prévio conhecimento de todas as etapas do processo produtivo, desde o planejamento até a comercialização, distribuição e alocação do produto no comércio e indústria;

- compreender os diferentes contextos sociais e formas de produção agrícola para propor tecnologias e práticas agrícolas compatíveis, buscando para tanto, coletar, sistematizar e analisar dados e informações permanentemente, embasadas em sólida formação técnico-científica;

- ter compromisso com o desenvolvimento sustentável, buscando para tanto aperfeiçoamento constante para gerenciamento de recursos e competência comunicativa e argumentativa para trabalho em equipe visando se tornar um empreendedor e líder com consciência ecológica e econômica, pois é ele que vai propor soluções em produtos e serviços e orientar os agricultores sobre as melhores práticas, como o uso racional dos recursos naturais, visando produzir de forma responsável para atender a crescente demanda mundial;

- desenvolver a capacidade de compreensão e tradução das necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como a utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente.

O curso deverá estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, tendo como princípios:

  • Respeito à fauna e à flora;
  • Conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
  • Uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
  • Emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo;
  • Atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício de atividades profissionais.

Requisitos para o ingresso no curso:  conclusão do Ensino Médio e aprovação no processo seletivo do IF Goiano ou SiSU/ENEM (ambos os processos utilizam a nota do ENEM). Há também a possibilidade de ingresso, conforme disponibilidade de vagas, por meio de Edital de Transferências Interna e Externa, Reingresso e Aproveitamento de Curso (Portador de Diploma), com lançamento previsto no Calendário Acadêmico do campus.

Condições para a conclusão do curso: integralizar as disciplinas de oito semestres (4 anos), realizar o estágio curricular supervisionado, cumprir as atividades complementares, construir e defender o trabalho de curso.

Duração do curso: 5 anos

Turno: matutino (ingresso no curso em anos ímpares); vespertino (ingresso no curso em anos pares)

Tipo: Bacharelado

Carga horária: 4.370 horas

Coordenação: Prof. Fernando Higino de Lima e Silva (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Documentos: 

Portaria de reconhecimento do curso

Projeto Pedagógico do Curso 2010

Matriz 2018

Matriz 2010

Ementas 2018

Ementas 2010

Equivalência de Disciplinas entre Matrizes Curriculares

Fim do conteúdo da página